Abrasivos para Solda 

Existe 1 produto.

Subcategorias

  • Discos de Corte

    Discos de Corte de diferentes espessuras, diâmetros e materiais, você encontra aqui com as melhores condições! São discos para ferro, aço-inox, alumínio e refratários!

    A exemplo do que ocorre no processo de retificação, o número de variáveis que influenciam no processo de corte por discos abrasivos é grande e estas influem diretamente no seu desempenho. Trata-se de uma ferramenta abrasiva que permite elevadas taxas de remoção de material, através de cortes relativamente contínuos. Seu desempenho está relacionado às elevadas velocidades de corte, geralmente na faixa de 50 a 80 m/s, e velocidade de mergulho do disco abrasivo sobre o material.

     Características dos discos abrasivos

    Discos abrasivos são rebolos de pouca espessura utilizados para o corte de materiais com diferentes formas geométricas, com rapidez, baixo custo e alta qualidade em relação a outros processos de corte. Os discos abrasivos consistem de três elementos principais: o grão abrasivo, o ligante e a sua porosidade.

    Grãos abrasivos utilizados na fabricação de discos abrasivos

    Os tipos de grãos abrasivos convencionais utilizados na fabricação de discos abrasivos são:

    · Óxido de alumínio: é o grão abrasivo mais utilizado em discos abrasivos fabricados para o corte de aços, aços-liga, ferro fundido nodular e ferro fundido maleável;

    · Carbeto de silício: utilizado para o corte de ferro fundido, materiais não-metálicos e alguns tipos de materiais ligados e não-metais tais como cerâmicas e concreto;

    · Composição de zircônio e óxido de alumínio: é recomendada para aplicações onde o corte de metais deve gerar uma superfície com acabamento polido, para fins de análise metalográfica. Proporcionam maior durabilidade do que os demais tipos de grãos abrasivos, cerca de 4 a 8 vezes maior, pela menor geração de calor na região de contato .

    Discos abrasivos fabricados com grãos de zircônia-alumina, para desbaste de fundição, proporcionam a melhoria da capacidade produtiva, mais do que os tradicionais grãos abrasivos de óxido de alumínio e carbeto de silício. São mais tenazes que o óxido de alumínio, sendo melhor para o corte de aço inoxidável e superligas, incluindo fundidos de super-ligas de base de níquel.

    · Zircônia: é utilizada para a fabricação de discos abrasivos destinados a máquinas de rebarbação de bancada e máquinas com discos abrasivos oscilantes. Os tipos de grãos superabrasivos utilizados na fabricação de discos abrasivos são:

    · Nitreto de boro cúbico (CBN): o desenvolvimento mais novo dos grãos abrasivos é o nitreto de boro cúbico. Estes são mais duráveis e aplicáveis particularmente para açosliga e aplicações precisas de desbaste.

    · Diamante: os grãos diamantados são utilizados para a fabricação dos discos abrasivos para o corte de materiais não metálicos. A aplicação do disco abrasivo diamantado é particularmente usual em materiais frágeis, tais como: aços temperados, metais duros, superfícies com tratamento superficial (óxido, nitreto e carbeto) e cerâmicas. Se tais materiais forem seccionados por discos abrasivos convencionais, rapidamente a deformação crítica da rede cristalina da peça é excedida e as trincas e rachaduras desenvolvem-se. Fonte: UNESP - Discos de Corte

Mostrando 1 a 1 de 1 item
Mostrando 1 a 1 de 1 item
Abrasivos para Solda

Abrasivos e acessórios para serralheiros, como Discos de Corte, Discos de Desbastes, Flap Discs, Rebolos e Pedras para Moto-esmeril, você encontra aqui!

Desbaste com máquinas portáteis

Trata-se de uma operação na qual o operador segura a máquina com as mãos e a leva de encontro à peça a ser desbastada. As principais operações com máquinas portáteis são as seguintes:

- Desbaste em cordões de solda;

- Limpeza de superfícies antes da solda;

- Remoção de defeitos superficiais;

- Remoção de imperfeições em peças fundidas;

- Preparação superficial para pintura ou revestimento. Uma operação de desbaste caracteriza-se por alta remoção de material em determinada unidade de tempo, onde o acabamento superficial é pouco importante. Um dos discos mais utilizados nas operações de desbaste em máquinas manuais é o disco com depressão central ou disco de desbaste. Fonte: InfoSolda

Máquinas de Corte

As maquinas de corte são projetas para corte dos mais variados tipos de metais em diversos formatos e perfis, com o auxilio de um disco abrasivo. Pode-se executar com elas um corte normal ou longitudinal e cortes oblíquos em reduzidos espaços de tempo. Este sistema tem melhor desempenho quanto mais duros e tenazes forem os materiais comparados às serras de aço. Existem basicamente quatro tipos de máquinas como veremos a seguir e que trabalham a 80m/s. Existem casos especiais aonde se chega a 100m/s.

Cut-off Esse é o tipo mais usado, o disco é montado em um eixo que por sua vez forma parte de um braço oscilante sobre o qual atua-se para que o disco avance sobre a peça. Trata-se basicamente de uma máquina manual, podendo eventualmente ser acionada por um dispositivo hidráulico. Usada geralmente para cortes de barras maciças de até 50mm de diâmetro e para tubos de até 100mm, acima desses valores recomenda-se outro tipo de equipamento. Usa-se nesses equipamentos discos entre 250 e 450mm de diâmetro.  Esse tipo de máquina além do avanço radial é dotado de um dispositivo que move o disco também no sentido axial. Dessa forma é possível diminuir o arco de contato e executar o corte de secções maiores. São usados discos que variam entre 350e 850mm de diâmetro, podendo-se cortar barras de até 300mm de espessura.

Horizontal Nesses equipamentos tanto o disco como a peça move-se no sentido horizontal. São geralmente destinadas a grandes espessuras, usando-se discos de 800mm de diâmetro, no caso das máquinas de disco móvel. Já as máquinas de disco fixo têm menor capacidade e usam discos de 300 ou 350mm, destinadas ao corte de pequenas espessuras de materiais não metálicos e vidro.

Rotativas Nesse equipamento a peça gira com em uma retificadora cilíndrica. Consegue-se cortar, com discos relativamente pequenos, peças de grandes diâmetros, uma vez que o disco só tem que efetuar metade do percurso para concluir o corte. Usadas para cortes de sólidos ou tubos de até 550mm de diâmetro.

Seleção do disco Para determinação do disco adequado deve-se observar: - tipo de material a ser cortado; - secção de corte; - acabamento desejado; - tipo e potência da máquina empregada; - corte refrigerado ou a seco.

Tipo de material a ser cortado Em geral os discos de grãos grossos, são utilizados para o corte de materiais macios, já para os materiais duros usamos discos de grãos mais finos. Esses discos são geralmente fabricados em óxido de alumínio. Os discos fabricados em carbureto de silício são conhecidos por apresentarem um maior rendimento em materiais de baixa resistência a tração: ferro fundido cinzento e materiais não ferrosos ou não metálicos (latão, cobre, mármore, refratário, vidros, etc).