Discos de Corte 

Existe 1 produto.
Mostrando 1 a 1 de 1 item
Mostrando 1 a 1 de 1 item
Discos de Corte

Discos de Corte de diferentes espessuras, diâmetros e materiais, você encontra aqui com as melhores condições! São discos para ferro, aço-inox, alumínio e refratários!

A exemplo do que ocorre no processo de retificação, o número de variáveis que influenciam no processo de corte por discos abrasivos é grande e estas influem diretamente no seu desempenho. Trata-se de uma ferramenta abrasiva que permite elevadas taxas de remoção de material, através de cortes relativamente contínuos. Seu desempenho está relacionado às elevadas velocidades de corte, geralmente na faixa de 50 a 80 m/s, e velocidade de mergulho do disco abrasivo sobre o material.

 Características dos discos abrasivos

Discos abrasivos são rebolos de pouca espessura utilizados para o corte de materiais com diferentes formas geométricas, com rapidez, baixo custo e alta qualidade em relação a outros processos de corte. Os discos abrasivos consistem de três elementos principais: o grão abrasivo, o ligante e a sua porosidade.

Grãos abrasivos utilizados na fabricação de discos abrasivos

Os tipos de grãos abrasivos convencionais utilizados na fabricação de discos abrasivos são:

· Óxido de alumínio: é o grão abrasivo mais utilizado em discos abrasivos fabricados para o corte de aços, aços-liga, ferro fundido nodular e ferro fundido maleável;

· Carbeto de silício: utilizado para o corte de ferro fundido, materiais não-metálicos e alguns tipos de materiais ligados e não-metais tais como cerâmicas e concreto;

· Composição de zircônio e óxido de alumínio: é recomendada para aplicações onde o corte de metais deve gerar uma superfície com acabamento polido, para fins de análise metalográfica. Proporcionam maior durabilidade do que os demais tipos de grãos abrasivos, cerca de 4 a 8 vezes maior, pela menor geração de calor na região de contato .

Discos abrasivos fabricados com grãos de zircônia-alumina, para desbaste de fundição, proporcionam a melhoria da capacidade produtiva, mais do que os tradicionais grãos abrasivos de óxido de alumínio e carbeto de silício. São mais tenazes que o óxido de alumínio, sendo melhor para o corte de aço inoxidável e superligas, incluindo fundidos de super-ligas de base de níquel.

· Zircônia: é utilizada para a fabricação de discos abrasivos destinados a máquinas de rebarbação de bancada e máquinas com discos abrasivos oscilantes. Os tipos de grãos superabrasivos utilizados na fabricação de discos abrasivos são:

· Nitreto de boro cúbico (CBN): o desenvolvimento mais novo dos grãos abrasivos é o nitreto de boro cúbico. Estes são mais duráveis e aplicáveis particularmente para açosliga e aplicações precisas de desbaste.

· Diamante: os grãos diamantados são utilizados para a fabricação dos discos abrasivos para o corte de materiais não metálicos. A aplicação do disco abrasivo diamantado é particularmente usual em materiais frágeis, tais como: aços temperados, metais duros, superfícies com tratamento superficial (óxido, nitreto e carbeto) e cerâmicas. Se tais materiais forem seccionados por discos abrasivos convencionais, rapidamente a deformação crítica da rede cristalina da peça é excedida e as trincas e rachaduras desenvolvem-se. Fonte: UNESP - Discos de Corte